Rancho Folclórico de GondarémO Rancho Folclórico Infantil de Gondarém, é fruto de um Projeto Educativo, elaborado no ano letivo de 2000/2001 em parceria com a autarquia e comunidade educativa.

Sendo Gondarém uma freguesia rica em tradições folclóricas – tantas vezes enaltecidas pelo saudoso Pedro Homem de Melo, “em Gondarém há dois baluartes: Uma ilha – a dos Amores; uma dança – a Gota;”, quis a escola e a autarquia ressurgir esta tradição.

Assim, após recolhas e pesquisas iniciamos, as atividades inseridas na Área- Escola. Graças ao esforço dos professores, ao ensaiador, à autarquia e comunidade, demos corpo ao tão, desejado projeto.

Com a angariação de fundos, o apoio da Junta de Freguesia e dos pais, nós próprios confecionamos os trajes.

Formou-se uma Direção, e no dia 25 de Abril de 2001, era constituída a Associação com a Denominação Rancho Folclórico Infantil de Gondarém e fazia-se a 1ª apresentação ao público.

Apadrinharam o nosso batismo o Sr Dr Joaquim Cadaval de Sousa Coutinho e esposa D. Maria Áurea Sousa Coutinho.

A partir daí surgiram vários convites e muitas atuações em festas e festivais em Portugal e na Galiza.

Considerado o grupo mais jovem do distrito, é composto por 40 elementos cuja faixa de etária está compreendida entre os 13 e 16 anos.

O Rancho Infantil tem demonstrado um desenvolvimento bastante acentuado tanto a nível técnico como etno coreográfico referenciado por técnicos e dirigentes de outras associações assim como pelos meios de comunicação social.

Para a época que se aproxima tem já bastantes contratos efetuados, tudo isto graças ao trabalho árduo da direção, ensaiador, tocadores e cantadeiras que num ambiente não se poupam a esforços para que a associação progrida em prol das crianças, da Cultura e do Folclore.

E porque os últimos são os primeiros, este sucesso deve-se à agilidade e singeleza com que os nossos artistas não se cansam de demonstrar, quando o trabalho assim lho exige – exibindo-se com brilho e brilhantismo, elevando os baluartes de Gondarém outrora adormecidos!

A nossa meta é: Crescer! Crescer! Crescer!

A Direção.


Contactos:

Presidente: Vítor Silva (937 016 845)

Maria José (964 140 752)

Arminda Maria (965 047 198)

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail